Como é feito ►

O vidro temperado RV é fabricado a partir do vidro float convencional, por isso possui todas as suas características tais como transparência, coloração e paralelismo nas faces.

É produzido através de tratamento térmico, denominado têmpera, que confere ao produto resistência mecânica a flexão a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de temperatura de até 227°C, conforme ABNT NBR 14698:2001.

A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro.

As características de segurança do vidro temperado consistem em elevada resistência, cerca de 5 vezes maior que a do vidro comum e na forma como se fragmenta, em caso de quebra.

Ao quebrar-se, o vidro comum (tecnicamente chamado de monolítico) produz fragmentos grandes, pontiagudos e muito cortantes. Já o vidro temperado , quando se quebra, é fragmentado em pedaços pequenos, arredondados e muito menos cortantes se comparados ao vidro de comum, aumentando significativamente a segurança oferecida pelo produto e garantindo a integridade física do usuário (ABNT NBR 14698:2001).

Processo de tempera do vidro

O vidro é cortado na forma e tamanho desejados. Em seguida vem o acabamento das bordas, processo denominado lapidação, depois os recortes e furos necessários. Feitas essas operações, a peça segue para a têmpera.

O vidro é colocado no forno horizontal, e submetido a uma temperatura de 600 ºC até 670 ºC. Apos isso recebe um resfriamento brusco, através de soprantes que jogam ar sob pressão, gerando o estado de tensão.

O processo de têmpera é irreversível; o vidro uma vez temperado não pode sofrer nenhum tipo de recorte, lapidação ou furação.

O vidro temperado RV atende à norma ABNT NBR 14698:2001.

O vidro de segurança temperado é dotado de tensões internas adequadas que lhe conferem maior resistência mecânica, cerca de cinco vezes superior à do vidro comum de mesma espessura.

O vidro temperado fragmenta-se em pequenos pedaços menos cortantes que os vidros comuns, reduzindo o risco de ferimentos em caso de quebra.

vidro temperado